ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO
REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA
E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
“RUDOLFO LUZINA”
NOVA ERECHIM - SC
PROJETO: COM - VIDA
RESPONSÁVEIS:
DIREÇÃO
PEDAGÓGICO
PROFESSORES
NOVA ERECHIM – SC, FEVEREIRO DE
2013.
1. REFERENCIAL
TEÓRICO
A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NA ESCOLA
A escola é o
espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de
socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza representa um exemplo
daquilo que a sociedade deseja e aprova.
Comportamentos
ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida
escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a
visão integrada de mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios
efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas
e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres
vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas
potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos,
colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, e um ambiente
saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as
disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a
escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão
holística, ou seja, integral, do mundo em que vive que deve ser abordada de
forma interdisciplinar.
A fundamentação teórico/prática do projeto ocorrerá
por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e
pesquisas. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem de
maneira a englobar toda a comunidade escolar na coleta de dados e conhecer seu
meio e levantar os problemas ambientais.
Pensar em atuar no ambiente é uma tarefa e um
desafio para todos nos cidadãos. Quando ouvimos falar do meio ambiente, logo
pensamos em florestas, campos e lugares que tenham plantas ou animais a serem
preservados. A expressão “meio ambiente”, entretanto, pode indicar qualquer
espaço em que um ser vive e se desenvolve.
Na interação e nas trocas de energia que se
estabelece entre ser vivo e meio ambiente, há transformações tanto do ser vivo
como do meio em que ele vive. No caso do ser humano, além do espaço físico e
biológico, existe também o espaço sociocultural. Deste modo, pode-se considerar
o local onde se mora, trabalha e estuda como parte do meio ambiente.
Todos os seres vivos se relacionam entre si e com o
meio ambiente, atuando sobre ele. O homem tem sido responsável por grandes e
rápidas transformações dessa “morada”.
Os problemas ambientais exigem que estejamos sempre
atentos para o que podemos fazer sozinhos ou em grupos, para garantir a
sobrevivência do planeta terra. A pessoa aprende a perceber os problemas
ambientais, a identificar soluções, através da participação comunitária passa a
tomar parte em ações que conduzam a melhoria do ambiente.
Estamos tentando lidar melhor com os recursos
naturais, economizando-os, preservando-os para o futuro; propondo formas
alternativas de ocupação do espaço e de exploração que minimizem ou revertam a
tendência a degradação a qual representa uma ameaça a todos os seres vivos da
terra, inclusive nós.
A ganância do homem faz com que ele altere os ecos
sistemas, interferindo nos ciclos naturais, sem se importar com as consequências.
Com isso ele contribui para o desequilíbrio
ecológico. A vida no planeta está ameaçada pelo próprio homem.
O futuro da terra depende da conscientização das pessoas
da importância da conservação do meio ambiente para a continuidade da nossa
espécie, através da educação, que poderá deter a destruição pelas desastrosas
intervenções do homem sobre a natureza, em nome do desenvolvimento econômico.
Se acreditarmos que a escola deve formar cidadãos,
ou seja, pessoas que participem das decisões sobre o destino da sociedade, nela
deveram combater a atitude de passividade diante dos problemas. Neste sentido, faz-se
necessário que a escola, enquanto instituição educativa, realize algum tipo de
ação em defesa do ambiente e da qualidade de vida.
2. JUSTIFICATIVA:
Justifica-se a elaboração e posterior execução do
projeto “COM-VIDA’ por entendermos que ainda há tempo de recuperação e
preservação do meio ambiente.
A escola com espaço verde e bem ornamentado torna-se
muito mais agradável e atrativa para todos os que a frequentam, melhorando
assim a aprendizagem dos alunos e a convivência entre o corpo escolar.
Enfim, temos certeza que este projeto só trará bons
resultados para nossa escola, embelezando-a e envolvendo de uma maneira
agradável todas as pessoas que fazem parte deste ambiente, visando sempre o bem
estar, a educação e a aprendizagem dos alunos.
Através de um cronograma de ações que serão
desenvolvidas durante todo o ano letivo, é possível iniciar um processo de
conscientização sobre a preservação do maio ambiente, e assim desenvolver com
os alunos uma lição de respeito e consciência ambiental.
3.
OBJETIVO
GERAL:
·
Contribuir na formação cidadã do
aluno, conscientizando-o da importância de preservar o meio ambiente priorizando a qualidade de vida.
4.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS:
·
Criar espaços adequados para o
cultivo de plantas medicinais.
·
Ornamentar o espaço escolar.
·
Convidar pessoas que detêm
conhecimento sobre o beneficio das plantas medicinais para a saúde.
·
Valorizar os saberes populares de
pessoas da comunidade.
·
Planejar e executar tarefas em
grupo.
·
Socializar saberes e atitudes
entre alunos.
·
Utilizar os chás para consumo na UE.
5.
METODOLOGIA:
O encaminhamento inicial será uma conversa com os
alunos sobre suas próprias atitudes, no dia a dia em sala de aula e em casa.
Posteriormente, será realizada palestra com pessoas da comunidade local sobre a
utilização correta de plantas medicinais.
Para a realização e execução deste projeto, serão
desenvolvidas várias atividades no período matutino e vespertino, envolvendo
toda comunidade escolar na preparação dos canteiros, onde faremos o
reaproveitamento de material reciclável, como pneus, os mesmos serão pintados contribuindo
efetivamente no embelezamento da escola.
As mudas de plantas medicinais serão coletadas na
própria comunidade escolar, depois de plantadas será realizada a identificação
(nome) e sua utilidade.
A parte teórica será trabalhada em todas as
disciplinas e turmas. As atividades práticas com os alunos serão desenvolvidas
e acompanhadas nas horas - atividades por professores que se dispuseram em
contribuir com o projeto.
Neste projeto participarão alunos com maior
dificuldade de convivência e relacionamento escolar.
ATIVIDADE A
SEREM DESENVOLVIDAS
·
Construção de canteiros com pneus
usados;
·
Plantio de plantas medicinais e
flores;
·
Limpeza nos arredores da escola;
·
Parodias;
·
Textos;
·
Panfletos;
·
Coleta seletiva;
·
Produção de adubo com lixo
orgânico utilizando o minhocário existente na escola;
·
Manter lixeiras seletivas na
escola;
·
Visitas;
·
Palestras;
·
Reciclagem de papel;
·
Confecção de enfeites (Páscoa, Natal)
com materiais recicláveis.
Os alunos participantes
desenvolverão as atividades no contra turno da aula e serão identificados com
camisetas de cor verde com o tema impresso “COM-VIDA”.
6.
RECURSOS:
·
Humanos;
·
Espaço físico;
·
Financeiros: oriundos de coletas
e doações de empresas.
7.
CRONOGRAMA:
Será desenvolvido durante o ano letivo de 2013 e
2014.
8.
BIBLIOGRAFIA:
1. Educação Ambiental: Uma abordagem pedagógica dos
temas da atualidade/Aurélio Viana, Lais
Menezes, Maria Cecília Iórico; Vera Masagão Ribeiro (org) São Paulo; CEDI;
Erechim, RS; CRAB, 1992.
2. Proposta Curricular de SC, 1998.
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